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Cultura de inovação: passo a passo para você começar hoje

Publicado em: Inovação Aberta

Já parou para pensar que quando se ouve a frase: “essa empresa é inovadora”, é natural que se pense somente em corporações diretamente ligadas a tecnologia? No entanto, vou te mostrar neste texto 5 passos fundamentais para qualquer empresa começar a disseminar uma cultura inovadora mesmo sem usar tecnologia.

Grande parte da população deve se lembrar que alguns anos atrás a palavra da vez no mundo empresarial era sustentabilidade. Diversas empresas lançaram campanhas de marketing verde, propagandas e promoções mostrando o quão estavam preocupadas com o meio ambiente e com o planeta. Embora este tema ainda seja muito relevante até os dias de hoje, o que se tem visto é uma nova palavra da vez: inovação.

E o que chama mais atenção é que inovação parece estar muito distante da realidade do dia-a-dia das empresas mais “tradicionais” (principalmente quando se pergunta para os colaboradores que não estão em cargos de liderança!). A verdade é que inovação não é uma palavra que está na moda. Agora é uma questão de sobrevivência das empresas. Um exemplo claro disso é a disrupção que o Nubank tem provocado em um mercado super concentrado e com diversas barreiras à entrada. Mesmo assim, de maneira extremamente inovadora, quebrou diversos padrões e em menos de nove anos de existência se tornou o banco mais valioso da América Latina.

Empresas como o Nubank fomentam e fortalecem diariamente sua cultura inovadora através de diversas ações, como por exemplo a transparência e envio de updates semanais da diretoria para todos os colaboradores.

Afinal, o que é uma cultura inovadora?

É o conjunto de ações que os colaboradores adotam diariamente, estejam em cargos de liderança ou não, para melhorar os produtos, serviços e experiência dos clientes, bem como construir um ambiente aberto a novas ideias e tolerável ao erro.

Um dos principais pilares para se construir uma cultura inovadora é o empoderamento dos colaboradores a criarem novos produtos, promoverem novas experiências e falharem! As empresas que conseguem atingir este nível de entrega dos colaboradores, com certeza sentirá os efeitos positivos de uma cultura inovadora: velocidade de entrega, clientes e colaboradores mais fidelizados e principalmente, um ambiente acolhedor onde todos gostariam de trabalhar.

Ter os colaboradores engajados, clientes fidelizados e ambiente favorável para atração de talentos é o sonho de qualquer empresário. E, para te ajudar a transformar de vez a cultura de sua empresa e se tornar referência em inovação, aqui vão 5 passos para você começar a aplicar hoje mesmo:

1.    Defina um responsável pela inovação

Já ouviu a expressão: “Cachorro que tem dois donos morre de fome”. Pois é, em inovação este ditado é muito válido. É fundamental ter uma pessoa central que tem o papel de organizar as ações de inovação dentro da sua empresa. Dependendo do porte da empresa, não é necessário que esta pessoa dedique 100% do seu tempo a ações de inovação.

Algumas das atribuições do responsável por inovação:

  1. Mapear os principais gargalos da empresa (também conhecidos como “dores”);
  2. Incentivar os colaboradores de outros setores a darem sugestões de melhorias, ideias e até mesmo a buscarem soluções de mercado para melhorar a eficiência;
  3. Formar líderes de inovação em todos os setores da empresa – São pessoas que normalmente estão em cargos iniciais de liderança e são muito bem vistas pelos seus colegas e liderados nos setores.
  4. Acompanhar e medir todos os indicadores dos produtos/processos de inovação!

2.    Metas para time de inovação

Uma das maiores dificuldades dos gestores é definir quais serão as metas para o time de inovação. E isso é muito comum, pois investir em inovação normalmente não trará retornos de curtíssimo prazo, como por exemplo efetuar uma venda para um novo cliente.

Os indicadores para se avaliar times de inovação são muito parecidos com indicadores convencionais, como: aumento do faturamento, melhora na produtividade, redução do tempo, economia de material, etc. Mas o mais importante é: aprender a hora de parar e mudar a estratégia!

Em muitos casos, quando um diretor ou gerente propõe um projeto inovador, é definido também o prazo e os recursos que serão alocados para a execução deste projeto. Ao atingir a data limite ou o esgotamento dos recursos que foram previstos inicialmente, é muito comum investir mais tempo e mais dinheiro para “tentar fazer o projeto dar certo”. Isso acontece pois existe um risco de imagem deste diretor ou gerente em jogo por ter falhado. Por isso, é importante ter claro que as metas devem contemplar o risco da falha, afinal de contas, é um projeto inovador e ninguém (ou poucas pessoas) fizeram isso antes!

Se quiser saber como monitorar as metas do time de inovação, fique ligado no post da próxima semana!

3.    Comunicação constante

A grande maioria das vezes as iniciativas inovadoras são multisetoriais, ou seja, dependem de mais de um setor dentro da empresa para darem os resultados. E este é um desafio enorme que só consegue ser resolvido com comunicação clara e frequente. É muito importante pontuar e vender a ideia para todos os envolvidos inicialmente para que eles se sintam parte do projeto e colaborem para atingirem os resultados pretendidos.

Para ser ainda mais efetivo, adote rituais com todos envolvidos em um projeto inovador, como por exemplo:

  1. Todas as quintas-feiras temos uma reunião de no máximo 30 minutos para pontuar o status do projeto;
  2. Deixe uma pessoa responsável por fazer todas as anotações da reunião (inclusive pode ser feito um revezamento);
  3. Divulgue e comemore todo pequeno progresso com todos os envolvidos;
  4. Relembre sempre o objetivo final do projeto – onde querem chegar se tudo der certo;
  5. Mostre a importância de cada pessoa e cada setor para este projeto.

4.    Entregas pequenas e frequentes

Equipes que estão buscando inovar, seja em produto, serviço ou nos processos, ao se depararem com problemas muito desafiadores tendem a se desmotivarem ou buscarem desculpas pelo fracasso. Isso acontece, em muitos dos casos, pois ao sair do planejamento do projeto inovador com os objetivos traçados e voltarem para a rotina do dia-a-dia, aqueles objetivos parecem estar muito distantes (ou até impossíveis) de serem alcançados. É exatamente nesse momento que o líder de inovação deve entrar em ação!

O líder de inovação deve ajudar a equipe a desmistificar aqueles desafios enormes e dividi-los em “mini entregas”. Esta prática ajuda a ter incentivos constantes e mostrar o progresso do projeto, seja para quem está envolvido diretamente na execução, quanto para a diretoria.

5.    Metodologia e ferramentas adequadas

Por fim, mas não menos importante, o 5º passo para você aplicar na sua empresa e começar a cultivar uma cultura inovadora é: utilização de metodologias e ferramentas adequadas. Este item vai poupar da sua equipe o bem mais precioso: o tempo.

Ao adotar práticas inovadoras respaldadas por metodologias consolidadas, os benefícios ficam evidentes para a equipe e para a diretoria. A segurança por existir um caminho a ser trilhado (pelo menos no começo) e resultados comprovados, motivam quem está desenvolvendo os projetos e asseguram minimamente a diretoria que está investindo recursos financeiros e não financeiros nestes projetos.

Existem diversas ferramentas consolidadas, vou citar algumas delas:

  1. Sexy Canvas – Para lançar novos produtos que viralizam e instigam a curiosidade.
  2. Validation Board (lean startup machine) – quadro para ajudar o time a mapear as hipóteses de soluções que foram testadas e aprendizados.
  3.  Daily Scrum – melhora na comunicação interna do time e sentimento que todos estão fazendo algo. Consiste em fazer reuniões diárias de até 15 minutos (realizadas em pé) onde todos devem falar o que foi feito no dia anterior, o que mais deu certo, o que deu errado e também os objetivos do dia que está iniciando.
  4. Metodologia de reunião das duas pizzas (Jeff Bezos) – para ser mais eficiente e assertivo nas reuniões.
  5. Pitch – para melhorar a apresentação de novos projetos, seja para diretoria, demais colaboradores, investimento ou para cliente.
  6. Sprint – para empresas que querem se tornar mais ágeis nos processos internos.

Na EVOA, utilizamos estas e diversas outras metodologias, todas modificadas e adaptadas para a realidade das empresas que atendemos. Se você gostou e quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a ser mais inovadora clique aqui.

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